Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012

Cassandra

Verdade mas também desonestidade Senhora Merkel. Na altura as empresas portuguesas tinham todas as possibilidades de financiamento através do capital privado. Como tal era natural os políticos apostarem na mudança de factores económicos com os quais as empresas não podiam interagir: As infra-estruturas. É fácil falar quando se começa um processo de modernização nos anos 50. Portugal teve que começar nos anos 80, altura em que a Alemanha já estava bem preparada.

 

Porque não aproveitou Portugal o fácil financiamento para a sua iniciativa privada? Porque 41 anos de fascismo apologista da humildade e ignorância deixam marcas.

 

É fácil falar, especialmente de um caso tão grotesco como o de Jardim. É perfeitamente certo que muitas das opções foram mal pensadas e desviadas para proveito corrupto. Porém dizer que toda esta situação era previsível é uma grande mentira.

 

Portugal não pecou na intenção, pecou na execução e lutou contra factores que demoram tempo numa fase em que, sem o saber, já não sobrava quase tempo nenhum. Os bancos criaram um clima de confiança porque era esse (deveria ainda) ser o seu papel. Muitos entraram em crédito porque tudo indicava que seriam capazes de o pagar. Ninguém previa na sombra o processo progressivo de migração laboral que iria tornar o emprego precário. Ninguém previa a teia complexa de redes especulativas que iria tornar o crédito concedido cegamente num negócio lucrativo através dos credit default swap. Caso que provocou uma bolha da qual Portugal não beneficiou em rigorosamente nada pois as suas taxas de juros eram ainda assim bastante mais elevadas do que as das suas congéneres europeias.

 

Porém Portugal está a pagar o preço.

 

É fácil ser profeta do passado. É verdade que alguns sabiam o que estava a acontecer. Um grupo de tecnocratas escolhidos que tudo fizeram para esconder não só o que se estava a fazer na esfera financeira como ocultar os riscos iminentes.

 

Eu sei que sabe muito bem de quem estou a falar Senhora Merkel… Porque faz agora parte deles.

publicado por Mrego às 09:48
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tribunal censura denúncia...

. O desafio de Ser (Dia da ...

. Greve

. Cassandra

. Eleftheria i thanatos (Gr...

.

. Perder a face (até perder...

. O preço da blasfémia

. Pedreiros e privilégios

. Profetas adormecidos

.arquivos

. Maio 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

.Os outros

O Arrastão
blogs SAPO

.subscrever feeds